sexta-feira, 26 de novembro de 2010

3 - Os Encantos do Runatal

Os Encantos do Runatál.


O mesmo Runatál que conta a origem das Runas também menciona 18 diferentes encantos que Óðinn aprendeu enquanto estava pendurado em Yggdrasil.

Para facilitar o seu entendimento, o objetivo de cada encanto vem sintetizado na tabela a seguir. Os versos do Runatál não citam qual a Runa própria para cada encantamento mas na terceira coluna você encontrará algumas sugestões:



Encanto Objetivo Runas Sugeridas

1 Para obter ânimo e ajuda durante um período de provação/sofrimento Fehu, Ingwaz, Laguz

2 Para obter a cura de uma doença Uruz, Jera, Sowilo

3 É um encanto de proteção na medida que restringe a ação dos adverários þorn, Isa, Nauðiz

4 O poema se refere à libertação do cativeiro mas podemos considerar aqui outras formas de se estar aprisionado, como a uma pessoa, uma situação ou condicionamento

Ansuz, Fehu, Ingwaz

5 Mais um encanto de proteção, sendo que o mago deve ter conhecimento do "instrumento de ataque" para que este perca a força antes de alcançá-lo Raiðo, Isa, Kenaz

6 Para devolver uma maldição lançada contra você Hagall, Jera, Raiðo

7 Usado inicialmente para apagar incêndios. Nos dias de hoje talvez possamos considerar a possibilidade de usá-lo para "esfriar" algumas situações e temperamentos... Isa, Laguz, Nauðiz

8 Para promover a conciliação e o entendimento Gebo, Mannaz, Wunjo

9 Para garantir o retorno nas jornadas pelo mar Gebo, Ansuz, Raiðo

10 Para confundir feiticeiros oponentes Dæg, Ehwaz, Laguz

11 Para proteger os amigos em uma batalha. Pelo texto acredito que também sirva para assegurar uma boa liderança... Sowilo, Algiz, Ansuz

12 Para se comunicar com os mortos Hagall, Týr, Kenaz

13 É um encanto de benção, quando o mago lança um manto de proteção sobre alguém Gebo, Ingwaz, Laguz, Algiz

14 Para se obter uma compreensão melhor a respeito das energias que atuam em nossas vidas Eihwaz, Ansuz, Mannaz

15 Concede poder, triunfo e conhecimento. Também a capacidade de fazer previsões

Sowilo, Raiðo, Kenaz

16 Para atrair um amor Kenaz, Jera, Ingwaz

17 Para manter o romance em um relacionamento (um complemento do encanto 16) Gebo, Ingwaz, Ehwaz

18 Para a integração os aspectos masculino e feminino do mago, algo equivalente à carta do Mundo, no Tarot (*)

(*) Este encanto lida com as particularidades de cada um. O mago deve consultar o oráculo para saber quais a(s) Runa(s) que ele precisa para alcançar este propósito

3 - O trabalho mágico de cada Runa

O Trabalho Mágico de Cada Runa




As Runas do Antigo Fuþark estão listadas a seguir com a sua devida "vocação mágica" e algumas associações. Você pode gravar a Runa Fehu, por exemplo, num galho de sabugueiro ou numa das três pedras sugeridas (cada uma com uma finalidade diferente) para reforçar o ato mágico. A cor em questão é a cor da gravação e não à cor do objeto onde a Runa será gravada.

Existe ainda uma orientação quanto os períodos mais favoráveis para o uso mágico de cada Runa. Como estas informações também servem para o processo divinatório, todas as correlações serão apresentadas numa tabela a parte.

Fehu

Reforça os poderes psíquicos; serve como canal de transferência ou projeção de poder; captação dos poderes dos astros para a esfera pessoal; promove a evolução pessoal/social e o aumento dos bens.

Árvore: Sabugueiro

Pedra(s): Cornalina (boa sorte e fertilidade); Turmalina Verde (transferência de energia para a esfera pessoal); Âmbar (vitalidade)

Cor: Vermelho-claro



Uruz

Serve para formar e moldar circunstâncias criativamente através da vontade e da inspiração; cura e manutenção da boa saúde física e mental; proporciona situações afortunadas (muito usada como talismã); indução das correntes magnéticas da Terra (as "Veias do Dragão"); realização da causalidade; conhecimento e compreensão do Self.

Árvore: Bétula

Pedra(s): Olho-de-Tigre (traz coragem, confiança e força)

Cor: Verde-escuro



Þurisaz

Defesa ativa; destruição dos inimigos; maldição; o despertar da vontade de agir; preparo para a geração em todos os sentidos; magia para o amor; conhecimento da divisão e da unidade de todas as coisas.

Árvore: Carvalho

Pedra(s): Ágata (proteção); Hematita (força e coragem para o combate)

Cor: Vermelho-forte



Ansuz

Aumento dos poderes mágicos ativos e passivos; desenvolvimento das habilidades clarividentes, do dom da palavra magnética e convincente, do poder de sugestão e hipnose; aquisição de conhecimento criativo; inspiração e êxtase; comunicação divina; afastamento da morte e do temor através do conhecimento de Óðinn.

Árvore: Freixo

Pedra(s): Lápis-lázuli (estabelece uma ponte entre o humano e o Divino)

Cor: Azul-escuro



Raiðo

Fortalece as habilidades rituais e sua experiência; acesso ao aviso interior; aumenta a consciência de processos naturais; atua na combinação de ritmos pessoais (internos) e exteriores; obtenção de justiça de acordo com o direito.

Árvore: Carvalho

Pedra(s): Turquesa (indica o melhor caminho rumo a um objetivo); Jacinto (assegura bons relacionamentos sociais/cooperação)

Cor: Vermelho-claro forte



Kenaz

Reforço das habilidades em todos os campos; inspiração criativa; maior polarização como instrumento de operações mágicas; operações de regeneração e cura; trabalho para o amor (principalmente sexual).

Árvore: Pinheiro

Pedra(s): Ágata de Fogo (ligação com as energias criativas da Terra); Quartzo Fumê (estimula e purifica o chacra base ou raiz)

Cor: Vermelho-claro



Gebo

Magia sexual; iniciacão mágica sexual; união mística; aumento dos poderes mágicos; harmonia entre irmãos e amantes; influência mágica nos mundos humano e Divino; aquisição de sabedoria.

Árvore: Freixo ou Olmo

Pedra(s): Esmeralda (equilíbrio dos aspectos físico, mental e emocional); Jade (pureza e serenidade; desenvolve a capacidade de amar)

Cor: Azul-profundo



Wunjo

Reforça laços e coesões; invocação de amizade e harmonia; afasta a alienação; felicidade e bem-estar, relacionamento de laços e multiplicidade de relacionamentos de todos os tipos; "acabamento" em rituais que envolvem runas de significado específico, reforçando-os.

Árvore: Freixo

Pedra(s): Topázio (traz alegria); Quartzo Rosa (abre o coração)

Cor: Amarelo



Hagalaz

Integração e balanço (= equilíbrio) de poder; experiência e sabedoria mística; proteção.

Árvore: Teixo ou Freixo

Pedra(s): Ponta de Quartzo Transparente (concentra a energia em um único ponto; ajuda a focalizar o melhor caminho para romper velhos hábitos ou estabelecer novos)

Cor: Azul-claro



Nauðiz

Superação da angústia; desenvolvimento da vontade mágica; desenvolvimento de poderes espirituais; uso da força da resistência sobre a vontade com propósitos mágicos; inspiração; elimina o ódio e as disputas; ajuda a criar uma necessidade de ordem; proteção; adivinhação.

Árvore: Faia

Pedra(s): Obsidiana (mostra ao Ego de modo rude e muitas vezes grosseiro o seu devido lugar e o que precisa para mudar e avançar para o próximo passo de desenvolvimento evolutivo).

Cor: Preto



Isa

Desenvolvimento da concentração e da vontade; contração/redução/ parada das forças dinâmicas não desejadas; integração do Ego com o sistema multiversal equilibrado; poder de controle sobre outras criaturas.

Árvore: Amieiro

Pedra(s): Gema de Sílica ou Diamante Herkimer (liberam tensões emocionais ou áreas congestionadas)

Cor: Preto



Jera

Fertilidade; criatividade; paz e harmonia; iluminação; realização da natureza cíclica do Multiverso; realização do mistério da circunferência onipresente (= a totalidade de um ciclo); trazer outros conceitos a uma realização material.

Árvore: Carvalho

Pedra(s): Ágata Musgosa (sintoniza quem a usa com as forças da natureza, ajudando o metódico a entrar em contato com seu lado intuitivo e o criativo a canalizar suas energias de modo mais prático).

Cor: Azul-claro



Eihwaz

Iniciação à sabedoria da Árvore do Mundo; realização do mistério da vida e da morte, libertando o indivíduo do medo da morte; desenvolvimento da resistência espiritual e da força de vontade; criatividade e visão espiritual; proteção de forças prejudiciais; aumento geral do poder pessoal; comunicação entre os diversos níveis da realidade (os mundos de Yggdrasil); memória de existências passadas na corrente ancestral.

Árvore: Teixo

Pedra(s): Quartzo Fumê (canaliza a energia de luz branca do chakra da coroa para o primeiro chakra, criando uma base sólida para a manifestação dos planos espirituais no plano físico).

Cor: Azul-escuro



Perþro

Percepção do Ørlög; adivinhação; a colocação das forças rúnicas na corrente da lei nórnica; desenvolvimento de idéias e eventos como ato mágico.

Árvore: Faia

Pedra(s): Ônix (dependendo da fonte de consulta o ônix pode ser consideerada uma pedra de sorte ou azar. Um dos primeiros oráculos de que se tem conhecimento, por sinal, é o "Urin & Tummin", formado por uma pedra de ônix preta e outra branca representando o "sim" ou "não" de uma questão)

Cor: Preto



Elhaz

Proteção; defesa; comunicação mística ou religiosa com seres não-humanos; comunicação com outros mundos (principalmente Asgarðr) e as fontes Cósmicas de Urðr, Minir e Hvergelmir; fortalecimento de hamingia (= sorte) e da força vital.

Árvore: Teixo

Pedra(s): Turmalina Negra (proteção)

Cor: Ouro



Sowilo

Fortalecimento dos centros psíquicos; aumento da vontade espiritual; orientação pelo caminho; iluminação; vitória e sucesso através da vontade própria.

Árvore: Zimbro ou Junípero

Pedra(s): Diamante (amplifica a presença da Luz)

Cor: Branco ou Prata



Tiwaz

A obtenção da justa vitória e sucesso; desenvolvimento da vontade espiritual; desenvolvimento do poder de auto-sacrifício positivo; desenvolvimento da fé em magia e religião.

Árvore: Carvalho

Pedra(s): Rubi (fornece suprimento extra de energia quando o desânimo ameaça o domínio de uma situação); Bloodstone ou Heliotrópio (aumenta a coragem)

Cor: Vermelho Vibrante



Berkano

Renascimento espiritual; fortalecimento dos poderes do segredo; trabalho de encobrimento e proteção; contenção e manutenção de outros poderes; realização da unidade, da harmonia do momento como mãe de todas as coisas; traz idéias à tona no processo criativo.

Árvore: Bétula

Pedra(s): Jet ou Azeviche (grande poder de absorção da energia negativa).

Cor: Verde-escuro



Ehwaz

Simplificação da viagem da alma através dos mundos e projeção da alma em Midgarðr; realização da unidade fundamental do complexo psicossomático; concede fé e lealdade; fonte de conhecimento profético; projeção do poder mágico; rapidez e velocidade em todos os aspectos.

Árvore: Carvalho ou Freixo

Pedra(s): Turquesa ou Sardonix (estimula a autoconfiança)

Cor: Branco



Mannaz

Realização da Estrutura Divina na humanidade; aumento da inteligência, da memória e dos poderes da mente; equilíbrio dos pólos da personalidade; liberação do hugauge – a terceira visão.

Árvore: Azevinho

Pedra(s): Ametista (realiza a integração do Eu Inferior com o Eu Superior propiciando a individuação)

Cor: Vermelho-Escuro



Laguz

Orientação em testes iniciatórios difíceis; aumento de vitalidade e força de vida; coleta e reunião de poder mágico amorfo para a formação e estruturação pela vontade; aumento de magnetismo; desenvolvimento da segunda visão.

Árvore: Salgueiro

Pedra(s): Malaquita (canaliza as forças superiores para finalidades humanitárias. Para os que se encontram em processo de purificação, age como expurgador e espelho para o subconsciente, refletindo na mente consciente o que requer depuração).

Cor: Verde-Profundo



Ingwaz

Armazenamento e contenção de poder para uso ritual; ritos de fertilidade; meditação passiva; centralização da energia e do pensamento; súbita liberação de energia.

Árvore: Macieira

"Pedra(s)": Marfim (afeta a maneira pela qual o indivíduo examina a sua existência, ajudando na concentração, na introspecção e na análise. Devido a sua origem animal, deve ser usado com muito critério – somente se for realmente necessário – ou sua energia se volta contra o mago).

Cor: Amarelo

Dagaz

Atingir o momento místico através da penetração do segredo do Paradoxo Odínico; recepção da inspiração mística.

Árvore: Abeto Vermelho

Pedra(s): Fluorita (sintoniza a mente com o espírito, desenvolvendo a compreensão intelectual da verdade, dos conceitos cósmicos da realidade e das leis que regem o universo).

Cor: Azul-Claro

Oþala

Manter a ordem entre companheiros; concentração em interesses comuns em casa, na família e na sociedade; passagem de egocentricidade para clanocentricidade (relativo ao clã); recepção de Poder Divino e sabedoria de gerações passadas; aquisição de riqueza e prosperidade.

Árvore: Espinheiro

Pedra(s): Madeira Petrificada (traz memórias e talentos de vidas passadas que servirão para despertar o dragão ancestral do poder)

Cor: Amarelo-Escuro

3 - O jogo das Runas

O Jogo de Runas

Da teoria para a prática, alguém que se propõe a lançar Runas precisa montar o seu kit básico para a consulta. Este kit consiste das 24 Runas do Fuþark, uma toalha e uma pequena sacola.

Toalha - A toalha é uma representação do espaço sagrado e o seu uso deve ser exclusivo para as práticas oraculares, ou seja, tudo bem que você use uma mesma toalha para Runas, Tarot, Ogham, etc. mas jamais use esta toalha para qualquer outra coisa, como forrar uma mesa para um lanche ou para secar as mãos, sei lá... O tecido pode ser o que mais lhe agradar, assim como a cor. Dê preferência à fibra natural. Eu não entendo muito do assunto, não sei dar nome aos diferentes tipos de tecido, mas é importante, entre outras coisas, que ele não fique marcado depois de desdobrado ou que seja muito leve, a ponto de desarrumar a mesa a qualquer esbarrão...

O tecido pode, ainda, ser liso, estampado ou trazer símbolos pintados sob encomenda. Eu não gosto de toalhas estampadas e, no caso das Runas, acho particularmente legal o uso de símbolos pertinentes ao oráculo desde que prevaleça o bom senso. O Valknutr (a direita) é um dos símbolos de Óðinn, representando a sua habilidade em fazer e desfazer as amarras do destino, é uma boa sugestão. Outra opção é fazer um círculo com todos os símbolos rúnicos, a exemplo do emblema do grupo Rune-Gild, uma sociedade secreta fundada por Edred Thorsson em 1980 e voltada para o estudo tanto da religião como da magia teutônica.

Uma observação importante nesta história é que as Runas podem ser escolhidas uma-a-uma durante o jogo ou lançadas aleatoriamente em conjunto sobre a toalha, de modo que talvez você ache mais interessante marcar na toalha áreas específicas que dêem um "colorido" às Runas que cairem ali... Veja um exemplo do que me refiro na parte das técnicas de leitura.

Sacola - O uso de uma pequena sacola para acomodar as Runas é tradicional. Os Mestres de Runas andavam com ela presa à cintura e muitas vezes eram reconhecidos por causa dela. Não há nada de especial na sua confecção, basta um retângulo costurado em três lados e um cordão para amarrar a "boca do saco". Você pode utilizar um tecido de fibra natural ou couro.

Runas - Esta é uma parte importante! Embora algumas editoras publiquem cartas com os símbolos rúnicos, tradicionalmente fazemos uso de pequenos blocos de madeira gravados, uma referência direta à Yggdrasil, a árvore que sustenta os Nove Mundos. A preferência é geralmente dada à madeira de árvores frutíferas ou consideradas sagradas dentro da tradição nórdica. Você pode pegar um pedaço de madeira tratada e cortar em blocos como pequenos dominós ou escolher um galho com uns 2cm de diâmetro e "fatiá-lo". As Runas podem ser feitas da madeira de uma único tipo de árvore ou de diferentes árvores, de acordo com as associações mágicas. Alguns só fazem suas Runas de galhos caídos na floresta e outros retiram os galhos da árvores, sendo que, neste caso, existe todo um "ritual de solicitação" para que as Runas venham de uma doação e não de um "estupro ecológico".

Existe no Brasil um kit que é vendido gravado em sementes e esta opção é altamente válida.

A outra opção para as Runas é a gravação ou pintura de cristais. Escolha 24 pedras mais ou menos no mesmo formato e grave ou pinte um símbolo em cada uma delas. Eu já comprei vários conjuntos prontos gravados e usei uma caneta de tinta dourada para pintar um jogo de Runas em Olho de Tigre. Você pode associar as características do cristal com o objetivo do kit (ametista para questões de ordem espiritual, quartzo rosa para as questões afetivas, etc.). O problema das Runas de cristal é que já vi alguns casos em que as pedras trincam de ponta-a-ponta depois de um certo tempo. O próprio chacoalhar das Runas dentro da sacola pode ser danoso. Para lançar sobre uma toalha, então, fora o incômodo do barulho, é quase certo as pedras quebrem ou rachem cedo ou tarde.

Em qualquer um dos casos, a gravação/pintura da madeira/pedra deveria ser acompanhada de um ritual. Geralmente este ritual consiste na concentração do Runemal à pintura ou gravação de cada Runa (não o faça assistindo a TV ou pensando em outras coisas, por exemplo) repetindo o verso correspondente ao Antigo Poema Rúnico Inglês e pedindo as bençãos dos deuses, pincipalmente às Norns, à Óðinn e à Freyja.

Nos EEUU existem algumas lojas com opções interessantes. A melhor delas é a Tara Hill Designs, que vende blocos de madeira já gravados ou "em branco", para você mesmo gravar. As Runas confeccionadas pelo Runemal são sempre mais "poderosas", acredite... Entre as possibilidades, você pode escolher se as suas Runas virão gravadas no freixo, teixo, carvalho (branco, marrom ou vermelho), bétula, maçã, azevinho ou olmo.

3 - Medida de tempo e espaço de cada Runa

Medida de tempo e espaço de cada Runa