terça-feira, 21 de junho de 2011

Deuses Nórdicos – Criação do Mundo

  1. Deuses Nórdicos – Criação do Mundo  

  2. original no site http://www.supernaturalbrasil.org/?p=4379

  3. Mundos nórdicos, a criação do mesmo e suas divisões. 

  4. Yggdrasil
  5. Criação do Mundo
  6. Na mitologia nórdica, existem nove mundos que são divididos em três níveis:
  7. Nível superior
  8. * Asgard (Aesir, a terra dos deuses),
  9. * Alfheim (elfos),
  10. * Vanaheim (Vanir),
  11. • Nível Médio
  12. * Midgard (homens),
  13. * Jotunheim (gigantes),
  14. * Svartalfaheim (dark-elfos),
  15. * Nithavellir (anões),
  16. • Nível Baixo
  17. * Muspelheim (fogo,  brilhante, um mundo quente na região sul), e
  18. * Niflheim (o morto, o nível mais baixo)
  19. Todos organizados juntamente com a árvore do mundo, Yggdrasil. Mas os nove mundos e Ygdrasil não estavam lá no começo.
  20. Yggdrasil - A árvore dos mundos
  21. Mundo do fogo e do gelo
  22. Inicialmente, havia um abismo, Ginnungagap, delimitado em ambos os lados pelo fogo (do mundo conhecido como Muspelheim) e gelo (do mundo conhecido como Niflheim). Quando o fogo e o gelo se conheceram, eles combinaram para formar um gigante chamado Ymir, e uma vaca, chamada Audhumbla (Auðhumla), que alimenta o Ymir. Ela sobreviveu lambendo os blocos de gelo salgado. De seu lambido surgiu Bur (Buro), o avô da Aesir. Ymir, o pai dos gigantes de gelo, empregado inabitual de técnicas de procriação. Ele suava um macho e uma fêmea de debaixo do braço esquerdo.
  23. Odin mata Ymir
  24. Odin, o filho do filho de Bur de Borr, mata Ymir. O sangue escorrendo do corpo do gigante matou todos os gigantes do gelo que Ymir havia criado, exceto Bergelmir. Do corpo de Ymir, Odin criou o mundo. O sangue de Ymir era o mar, sua carne, a terra, seu crânio, o céu, seus ossos, as montanhas, os seus cabelos, as árvores. O novo mundo Ymir foi baseado em Midgard.  As sobrancelhas de Ymir foi usada para cercar a área onde a humanidade iria viver. A cerca de Midgard foi um oceano, onde uma serpente chamada Jormungand viveu. Ela era grande o suficiente para formar um anel em torno Midgard, colocando a sua cauda em sua boca..(ver: ouboros).
  25. Jormungand
  26. Ygdrasil
  27. Do corpo de Ymir cresceu um freixo chamado Yggdrasil
  28. Cujos ramos cobriam o mundo conhecido e apoiando o universo. Yggdrasil tinha três raízes que passava em cada um dos três níveis do mundo. Três molas fornecida com água. Uma raiz entrou em Asgard, a morada dos deuses, outra foi para a terra dos gigantes, Jotunheim, e uma terceiro foi para que o mundo primitivo das trevas, o gelo, e os mortos, conhecidos como Niflheim. Em Niflheim, a primavera alimentou a víbora Nidhogge (trevas), que roíam as raízes da Ygdrasil.
  29. As três Nornas(Def. As Nornas são deusas da mitologia nórdica. A sua função é controlar (muito embora na mitologia nórdica e na religião odinista o destino é mutável) a sorte, o azarprovidência, quer dos homens quer dos deuses, e zelar pelo cumprimento e conservação das leis que regem as realidades dos homens, dos Aesires, dos elfos, dos anões, etc…)
  30. A mola da raiz de Asgard foi atendido pela 3 Nornas, deusas do destino:
  31. * Urdur (passado)
  32. * Verdandi (presente), e
  33. * Skuld (o futuro).
  34.